Arte e Cultura Espírita

QUE É O DACE E PARA QUE FOI CRIADO?

O DACE é o Departamento de Arte e Cultura Espírita do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima, GEABL, criado em Novembro de 1999 com os seguintes objetivos:

  • Fomentar a divulgação da Doutrina Espírita através da arte, promovendo eventos desta natureza bem como oficinas, encontros e seminários que possibilitem a seus participantes aplicar a arte na temática espírita;
  • Assessorar os departamentos do GEABL em relação ao uso da arte espírita em suas atividades (ex.: enriquecimento do acervo de músicas para as preparações de ambiente; consultoria para a definição/elaboração de número artístico; enriquecimento do acervo de textos teatrais para utilização em aulas e/ou seminários; fornecimento e atualização de catálogo de artistas do GEABL e do Movimento Espírita do Distrito Federal;
  • Promover a participação do GEABL, em nível institucional, no Movimento Espírita do Distrito Federal.

O QUE É A ARTE ESPÍRITA E QUAL SEU OBJETIVO?

"A beleza é um dos atributos divinos. Deus pôs nos seres e nas coisas esse encanto misterioso que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração, às vezes de entusiasmo. A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna da qual percebemos, aqui na Terra, apenas um reflexo. Para contemplá-la em todo o seu esplendor, em todo o seu poder, é preciso subir de grau em grau em direção à fonte de onde ela emana". (Léon Denis, O Espiritismo na Arte). A Arte Espírita é o conjunto de expressões de cunho artístico produzidas sob influência direta do Espiritismo. "A Arte Espírita tem por objetivo a divulgação da Doutrina Espírita, aliada ao entretenimento e à educação, à luz do Consolador prometido pelo Cristo". (Allan Kardec, em Obras Póstumas).

DE QUE SETORES O DACE É COMPOSTO?

O DACE é composto por quatro Setores: uma Secretaria, Produções Musicais, Produção de Artes Cênicas e Projeto Espírita de Arte-Educação.