Artes Cênicas

PRODUÇÃO DE ARTES CÊNICAS

"Nas artes cênicas, a encenação de corpos em movimento revelando comportamentos." "... a encenação de um ato, um fato, um acontecimento".(Missão da Arte Espírita, Workshop DACE 2005).

O teatro faz parte do Grêmio Atualpa, pois desde a sua construção conta com um palco em seu salão principal, disposto de forma convidativa à exibição da arte de representar.

O fundador do Grêmio, Hilpert Viana, tinha idéias de vanguarda, para um futuro promissor quealcançaria os artistas do Atualpa, daí a construção do palco no Salão do Bloco "A".

Umas das primeiras grandes peças de teatro apresentadas (as pequenas aconteciam com freqüência, em diversas datas comemorativas), na década de 70, foi "Renúncia", contando a estória dos cristãos à época de Roma. Trabalhadores de idades variadas compunham o elenco daquela peça teatral. Desde então, o teatro espírita é um trabalho que revela talentos no Grêmio, sempre com o objetivo de divulgar a mensagem da Boa Nova.

Em Conduta Espírita,no capítulo "Perante a Arte", o Espírito André Luiz, enfatiza que "A Arte deve ser o Belo criando o Bom". E ainda nos convida a "colaborar na cristianização da arte, sempre que se lhe apresentar ocasião

Percebendo a grandeza e força das Artes Cênicas na vida da criatura humana, o Grupo de Teatro Atualpa adotou uma frase que usa em seus espetáculos: ARTE ESPÍRITA! LUZ NO PALCO! LUZ NA VIDA!