Artes Musicais

PRODUÇÕES MUSICAIS

"Toda gente reconhece a influência da música sobre a alma e sobre o seu progresso. Mas, a razão dessa influência é em geral ignorada. Sua explicação está toda nesse fato: que a harmonia coloca a alma sob o poder de um sentimento que a desmaterializa". (Rossini, em Obras Póstumas, de Allan Kardec).

A música no GEABL flui por toda parte, invadindo os encarnados e desencarnados que por lá transitam. Usando dessa ferramenta que burila o caráter, o DACE tem em seu calendário de atividades o FIMUMIZ e a MOSTRA DE MÚSICAS.

O FIMUMIZ é o Festival Interno de Músicas Espíritas do Atualpa, que acontece de maneira intercalada com a Mostra de Músicas, em um ano, FIMUMIZ, em outro, MOSTRA.

O FIMUMIZ teve sua origem no Grupo de Mocidade Espírita Irmã Zélia, do nosso Grêmio, nos idos de 1970, pois àquela Mocidade dispunha de vários "violeiros" e grande produção musical.

A MOSTRA, surgiu para divulgar as músicas produzidas nos FIMUMIZ , que eram em média, dez ou doze, a cada Festival, integrando diversas Mocidades do Distrito Federal em suas apresentações, no Atualpa ou fora dele.